Notícias

27/08/2017
IAHCS Acreditação inicia o primeiro ciclo do projeto QUALIS-RS

Atividades de qualificação reuniram 83 colaboradores das instituições participantes 

Ocorreram, nos dias 25 e 26 de agosto, as primeiras atividades educativas do pioneiro projeto de incentivo à acreditação e promoção da segurança do paciente, denominado QUALIS-RS, desenvolvido pela FEHOSUL e AHRGS, com apoio do IAHCS Acreditação. A iniciativa tem o objetivo de qualificar a gestão e a prestação de serviços assistenciais na área da saúde. O curso, em sua primeira etapa, com 16 horas, ocorreu simultaneamente nas cidades de Porto Alegre e Passo Fundo e teve como temas a Acreditação em Saúde e a Gestão de Riscos. No final do processo, as instituições participantes deverão ter instalados os núcleos de segurança de paciente, nos termos das diretrizes do Ministério da Saúde e ANVISA, e serão submetidas à avaliação externa, para fins de obtenção do selo de acreditação da ONA.

Mobirise

Presentes ao evento em Porto Alegre, com aula de Laura Berquó


Na sexta-feira, dia 25, o coordenador técnico do QUALIS-RS, Dr. Sérgio Ruffini proferiu palestra sobre o movimento da acreditação em saúde, no país, em Porto Alegre, para um público de 31 pessoas. No mesmo dia e horário, em Passo Fundo, a farmacêutica Cristina Moraes e a enfermeira Fernanda Guimarães abordaram a gestão de riscos em organizações do setor saúde para o público de 52 colaboradores de instituições participantes. Já no sábado, 26, o Dr. Ruffini, que se deslocara no final da tarde anterior, apresentou o Sistema Brasileiro de Acreditação, seu histórico, princípios e metodologia em Passo Fundo, e a enfermeira Laura Berquó discorreu sobre a gestão de riscos e a segurança do paciente aos colaboradores-multiplicadores presentes em Porto Alegre.

Mobirise

Sérgio Ruffini em Porto Alegre

Porto Alegre

 A reportagem do portal de notícias (www.setorsaude.com.br), esteve nas apresentações e conversou com alguns representantes das instituições que fazem parte desse primeiro ciclo do QUALIS-RS, que corresponde ao período  de agosto/2017 a agosto/2018. Para Shirley Frosi Keller – gerente assistencial da Hospitalar ATS, “é fundamental ter uma estrutura de uma instituição que possa te ajudar a conseguir isso”. Segundo a gerente, “o QUALIS-RS vem nos ajudar a estruturar nosso processo, esclarecer dúvidas, ensinar a olhar o processo de uma forma que talvez a gente que está dentro não enxergue”.

Para Cátia Severo, coordenadora administrativa da clínica de imagem SIDI, a primeira aula, na sexta-feira, já foi “bem importante”. Segundo ela, “estou percebendo que a aula ela está indo desde o bê-á-bá para as pessoas entenderem como consiste essa certificação, como vão ser os treinamentos, como vai se desenvolver o trabalho”. Para Cátia, a expectativa com relação ao processo “é muito boa”.

Fabiane Dolinski, coordenadora de gestão e qualidade do Hospital São Roque, de Carlos Barbosa, destacou os primeiros dias de atividade do QUALIS-RS. “Nesse primeiro evento a gente consegue ver os fundamentos, os conceitos, os padrões que a gente precisa estabelecer e que isso é a base para todo o processo”.  Para a coordenadora, “o primeiro evento está sendo ótimo e é isso que a gente espera mesmo, é conseguir trabalhar os conceitos base para que a partir desse a gente consiga ter um trabalho muito mais solidificado para o resto da instituição”.

Passo Fundo

 Segundo Fabio Westphalen, diretor técnico do Hospital Santa Lúcia, de Cruz Alta, “através desse processo que a gente está participando, viemos no lugar certo para buscar o que a gente realmente precisa, de uma maneira séria e correta, e buscando as informações necessárias para aplicar, para que tenhamos um atendimento cada vez melhor para o paciente”. Além disso, o médico afirma que, não acredita que conseguiria seguir o caminho para a acreditação “sem o conhecimento e a experiência que o projeto QUALIS-RS nos traz e da maneira que está sendo passado isso”.

Mobirise

Em Passo Fundo, gestores conheceram mais sobre segurança do paciente e qualidade em saúde

Bruna Ortiz, gerente de gestão e pessoas da clínica Kozma – Passo Fundo, afirma que o projeto QUALIS-RS é “uma grande iniciativa”, e destacou a oportunidade de clínicas fazerem parte do processo, “porque a acreditação sempre acaba visando mais os hospitais, que aderem mais a esses programas, e ter essa possibilidade da clínica estar fazendo parte, com certeza vai ser muito positivo”.

Segundo Claudiomiro Carus, superintendente geral do Hospital de Caridade de Erechim, “a gente vem pensando e elaborando o planejamento para iniciar esse processo desde 1998, e nós sempre fomos adiando devido ao conhecimento que nós temos do quanto é trabalhoso o processo como um todo”.  Diante disso, Carus afirma que a iniciativa da FEHOSUL e AHRGS vem “no momento certo”. “Com esse processo que está sendo implantado pela FEHOSUL e AHRGS, que é o QUALIS-RS  a gente acha que vai ser viável sim, e estamos aqui por esse motivo”, concluiu o superintendente.

Mobirise

Alunos do Qualis-RS em Passo Fundo

QUALIS-RS 

 O projeto é fundamentado em pilares do Sistema Brasileiro de Acreditação da ONA (Organização Nacional de Acreditação) e de práticas relativas às ações de Segurança do Paciente, conforme preceitos da RDC 36 da ANVISA, bem como de padrões de qualidade e segurança adotados pelo Ministério da Saúde e de reconhecidos organismos internacionais.

O QUALIS-RS é dividido em 4 etapas: Educação, Diagnóstico Organizacional, Acompanhamento e Avaliação. O primeiro ciclo termina em agosto de 2018, e reúne 9 instituições de saúde (entre hospitais, clínicas e laboratórios) que preencheram todos os requisitos de elegibilidade dentre as 23 organizações que se candidataram para o projeto.