O IAHCS Acreditação

O IAHCS Acreditação é uma Instituição Acreditadora Credenciada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), com quase 25 anos de atuação e abrangência em todo o território nacional.

Entre as nossas atribuições estão a avaliação das organizações de saúde, serviços e programas da saúde, com base nas normas e no Manual Brasileiro de Acreditação; promover atividades educativas voltadas para divulgação dos processos de acreditação e certificação; e capacitar sua equipe de avaliadores.

Somos uma organização comprometida com a promoção da segurança e a qualidade das instituições de saúde, conforme preceitos do Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA).

Missão

Promover a qualidade, segurança e sustentabilidade dos estabelecimentos de saúde e serviços de apoio, através do programa de acreditação.
Visão

Ser reconhecida como organização comprometida com a promoção da Qualidade, Segurança e Sustentabilidade de seus clientes.
Valores

- Ética 
- Respeito 
- Competência 
- Cooperação 
Diferencial do IAHCS

- Empresa consolidada há 24 anos (uma das organizações que ajudou a fundar a ONA).

- Avaliadores com mais de 23 anos de experiência atuando no movimento brasileiro de acreditação e certificação.

- Amplo conhecimento de áreas sinérgicas, essenciais para a aplicabilidade dos preceitos da ONA. Nossa equipe é formada por gestores (inclusive com experiência C-Level), médicos, enfermeiros e profissionais com ampla experiência comprovada no dia a dia dos segmentos de saúde.

- Elevado Feedback de satisfação dos nossos clientes, reconhecido pela ONA.

Histórico do IAHCS

O IAHCS Acreditação é uma das instituições que ajudaram a dar início ao movimento brasileiro de acreditação.

Em junho de 1993, durante a realização da XXI Jornada da Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul, o Dr. Humberto Novaes, médico brasileiro há muitos anos trabalhando na Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), convidou o Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (consultoria/educação) a integrar-se ao grande esforço continental, liderado pela OPAS/FLH com o fim de estimular programas de garantia da qualidade assistencial.

Com isso, o IAHCS auxiliou na elaboração de um modelo de acreditação hospitalar brasileiro, que atendesse às necessidades e peculiaridades de nosso país.

No ano de 1995 foi elaborado o projeto básico, que originou um trabalho de campo de dois anos e resultou no Manual de Avaliação da Qualidade Assistencial Hospitalar.

Uniram-se ao IAHCS neste projeto a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, o Sebrae-RS e o Núcleo de Pesquisa da Clínica Olivé Leite, de Pelotas no RS, que tinha dentre seus líderes, o Dr. Fábio Leite Gastal.

Em 1997 o IAHCS editou a primeira publicação brasileira especializada no tema, o livro Acreditação Hospitalar: Proteção dos Usuários, dos Profissionais e das Instituições de Saúde, de autoria do Dr. Antônio Quinto Neto e do Dr. Fábio Leite Gastal (atual presidente da ONA), cujo prefácio foi escrito pelo então (e hoje falecido) Ministro da Saúde, Dr. Carlos César Albuquerque.

Em 1998 foi lançado o Selo Qualidade RS, específico para a área da saúde, em consonância como PGQP – Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade. Neste ano foram avaliados 15 (quinze) hospitais. Ao término do processo 5 (cinco) hospitais foram agraciados como o Selo de Qualidade.

Com o advento da ONA e sua criação oficial em 1999, o núcleo original deste projeto ganhou autonomia, passando a se chamar Instituto de Acreditação Hospitalar e Certificação em Saúde (IAHCS Acreditação), colaborando diretamente na criação do Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA).

A ONA

Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.

Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.

Hoje mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões ONA.

Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.

Por que a ONA?

A cada dia, mais organizações estão se unindo por uma saúde dentro dos padrões. Confira alguns números:

-  maior do mundo em termos de volume.
- Crescimento médio de 17% de instituições certificadas ao ano.
- Mais de 4.500 certificações homologadas desde a fundação da ONA.
- Mais de 50.000 profissionais capacitados.
- Mais de 450 avaliadores ativos.
*Dados atualizados em junho de 2024

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação para Acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua.

Por não ter caráter prescritivo, a metodologia de acreditação da ONA não traz recomendações específicas sobre ferramentas, técnicas, processos ou linhas metodológicas a serem seguidas pelas organizações que se submetem à avaliação.

A metodologia ONA é a única no país que acredita em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.

NÍVEIS DE ACREDITAÇÃO

A Acreditação ONA é a única no país com certificações em diferentes níveis, o que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde.

A instituição pode ser Acreditada ONA em três níveis:

Nível 1 - Acreditado

A organização de saúde cumpre ou supera, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, além dos requisitos CORE.

Certificado válido por dois anos.
Nível 2 - Acreditado Pleno

A organização precisa atender a dois critérios:

1) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança, além dos requisitos CORE.

2) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades, além dos requisitos CORE.

Certificado válido por dois anos.
Nível 3 - Acreditado com Excelência

A organização precisa atender a três critérios:

1) cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança, além dos requisitos CORE.

2) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada, , além dos requisitos CORE.

3) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional, além dos requisitos CORE.

Certificado válido por três anos.

Mais detalhes sobre os padrões exigidos, a metodologia de avaliação e as diferenças entre os níveis estão disponíveis no Manual das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde e no Manual Brasileiro de Acreditação: Serviços Odontológicos.

Os padrões ONA podem ser adotados e avaliados nos seguintes tipos de prestadoras de serviços de saúde:

  • Serviços Hospitalares;
  • Serviços de Hemoterapia;
  • Serviços Laboratoriais;
  • Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva;
  • Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear;
  • Serviços Ambulatoriais;
  • Serviços de Pronto Atendimento;
  • Serviços de Atenção Domiciliar;
  • Serviços Oncológicos;
  • Serviços de Medicina Hiperbárica;
  • Serviços de Anatomia Patológica;
  • Serviços de Atenção Primária à Saúde;
  • Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-hospitalar;
  • Serviços de Telemedicina/Telessaúde;
  • Serviços Odontológicos;
  • Serviços de Telemedicina.

O QUE SÃO SELOS DE QUALIFICAÇÃO

Assim como a Acreditação, a avaliação para obtenção do Selo de Qualificação ONA é voluntária, periódica e reservada. É destinado a serviços de apoio a organizações de saúde, como dietoterapia, higienização, lavanderia, engenharia clínica, nutrição de produção e clínica, CME - central de material esterilizado e manipulação e atenção farmacêutica.



A certificação é concedida à instituição que atender aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão. O certificado é válido por dois anos.

Todas as informações sobre o Selo de Qualificação estão descritas no Manual Brasileiro de Acreditação: Serviços para a Saúde - Selo de Qualificação ONA. 

Os serviços para a Saúde elegíveis são:
• Serviço de Dietoterapia para a Saúde;
• Serviço de Engenharia Clínica para a Saúde;
• Serviço de Higienização para a Saúde;
• Serviço de Manipulação e Atenção Farmacêutica para a Saúde;
• Serviço de Nutrição de Produção e Clínica para a Saúde;
• Serviço de Processamento de Produtos para a Saúde;
• Serviço de Processamento de Roupa para a Saúde.
• Segurança Patrimonial para a Saúde (Manual Versão 2025)
• Manutenção Predial para a Saúde (Manual Versão 2025)

SEJA ACREDITADO

Organizações de todo perfil, porte ou complexidade podem se tornar acreditadas ou qualificadas, desde que cumpram os padrões estabelecidos pela ONA.

Para participar do processo de acreditação, a organização prestadora de serviços de saúde precisa cumprir minimamente requisitos de elegibilidade exigidos pela ONA:

- Estar legalmente constituída há pelo menos 1 (um) ano
- Possuir alvará de funcionamento
- Possuir licença sanitária
- Possuir licenças pertinentes à natureza da atividade
- Possuir registro do responsável técnico, conforme o perfil da organização

Conheça as taxas para visita de certificação da ONA clicando aqui

Conheça as taxas para visita de manutenção da certificação clicando aqui

Minha organização de serviço de saúde é elegível, qual o próximo passo?

Entrar em contato com o IAHCS ACREDITAÇÃO (Instituição Acreditadora Credenciada - IAC), que será responsável por conduzir os processos de avaliação de acordo com os padrões ONA.

Contatos

(51) 99983.2979
(51) 3331.9555
acreditacao@iahcs.com.br

Saiba mais sobre o processo para avaliação de acreditação através da Norma Orientadora número 4.

Conheça os padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde disponível nos manuais da ONA:

- Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde 
- Serviços Odontológicos
- Selo de Qualificação ONA 

Informações do site da ONA.

Instituições Acreditadas

Confira os estabelecimentos de saúde acreditados pelo IAHCS Acreditação:

Hospital Regional Alto Vale / Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí – Fusavi (Itajaí)

Hospital Tacchini (Bento Gonçalves)

Hospitalar ATS (Porto Alegre)

Hospital Ernesto Dornelles (Porto Alegre)

Medicina Diagnóstica

Clinoson

LZ Patologia (Porto Alegre)

Psicomed (Teresina)

Hospital São Roque (Carlos Barbosa)

Beneficente São Vicente De Paulo (Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo)

Associação Hospitalar Caridade Santa Rosa - Hospital Vida & Saúde

Fundação Hospitalar De Blumenau - Hospital Santo Antônio (Blumenau)

Hospital Beneficiente São Pedro (Garibaldi)

AST Facilities

Hospital Unimed Vale do Caí

Hospital Unimed Missões

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Endereço

IAHCS (Instituto de Acreditação Hospitalar e Certificação em Saúde)
Rua Coronel Corte Real, 75 – Petrópolis - Porto Alegre – RS 90630-080