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14/08/2024
Acreditação hospitalar reforça a percepção de valor dos serviços prestados

Diretor do IAHCS Acreditação destaca que acreditação não apenas eleva a qualidade assistencial, mas também impulsiona o desempenho financeiro de instituições de saúde e operadoras.

Investir em segurança do paciente traz benefícios que vão além da melhoria dos serviços prestados; também impacta financeiramente as instituições de saúde. Ao decidir buscar acreditação, as instituições devem estar cientes dos novos custos envolvidos. No entanto, esses custos, a longo prazo, são compensados pela percepção de maior valor dos serviços, tanto pelos pacientes quanto pelas operadoras de saúde. Segundo o Dr. Sérgio Ruffini, Diretor e Avaliador Sênior do IAHCS Acreditação, uma das primeiras organizações a implementar o modelo de melhoria contínua da Organização Nacional de Acreditação (ONA), a acreditação agrega valor não só na assistência, mas também no aspecto financeiro.

Consequências assistenciais e financeiras da acreditação

"Buscar acreditação tem consequências tanto assistenciais quanto financeiras. Os gestores precisam entender que a segurança aumenta os custos, mas esse investimento é direcionado para melhorar o atendimento ao paciente, diferente de custos para embelezar o ambiente, por exemplo. A acreditação, por sua vez, é um investimento que beneficia diretamente o paciente e, ao mesmo tempo, favorece prestadores e fontes pagadoras", explica Ruffini.

Investimentos em uma recuperação mais rápida e segura para o paciente também beneficiam as operadoras, que veem uma redução nos custos assistenciais. "As operadoras estão incentivando os prestadores a investirem na acreditação como nunca antes visto", diz Ruffini.

No passado, o aumento de custos gerado pelo processo de acreditação gerava dúvidas entre gestores. No entanto, com o incentivo das operadoras, essa percepção mudou. "A acreditação diferencia os prestadores que seguem um processo de melhoria contínua. Hospitais e clínicas, hoje, são muito mais incentivados, inclusive financeiramente, pelas operadoras que valorizam a adoção de práticas de gestão e assistência voltadas para a melhoria do cuidado ao paciente", completa.